Nights From The Alhambra
Hoje resolvi dedicar um tempo à alma, deixei me envolver pela encantadora voz de
Loreena.Sua voz ainda ecoa pela minha sala fazendo minha alma voar.
Nights from the Alhambra é uma apresentação musical encantadora, cujo cenário é sob a claridade das estrelas no coração mourisco da Espanha medieval. Gravado ao vivo em setembro de 2006, a cantora/compositora Loreena McKennitt – em seu primeiro concerto especial de televisão – conduz os telespectadores através das paisagens multi-texturais de suas canções, desde as bailadas célticas tradicionais até as narrativas literárias e os destaques da sua gravação mais recente, An Ancient Muse.
Musicas como:“The Mummers’ Dance”, “Caravanserai”, “The Mystic’s Dream” e “The Lady Of Shalott”, cantadas por ela com o acompanhamento dos seus colegas músicos, nos fazem descobrir a nossa jornada, nosso caminho por esta vida.
As apresentações do concerto ao vivo foram filmadas para Nights from the Alhambra e foram assistidas pela primeira vez através de um especial de TV, com este mesmo nome, na série “Great Performances” da rede PBS. Este programa começou a ser transmitido em março de 2007 nos Estados Unidos.
ALHAMBRA
A filmagem da Nights from the Alhambra ocorreu exatamente no Palácio de Carlos V em Alhambra, um local de Patrimônio Mundial reconhecido pela UNESCO em Granada, Espanha.
Para ler mais sobre este exclusivo tesouro arquitetural, histórico e cultural que Alhambra é, visite o site oficial do monumento pelo endereço www.alhambra.org e inclusive o site oficial de turismo da província pelo www.turgranada.es.
O Palácio de Carlos V foi construído nas terras de Alhambra cerca de três décadas depois da Andaluza reinada por mulçumanos tinha sido tombada e o último rei de Nasrid de Granada, Boabdil, ter sido exilado.
Carlos V, o imperador romano e o neto dos “Los Reyes Católicos” Fernando e Isabela, entregou a construção do seu palácio para Pedro Machuca, um pintor e arquiteto natural de Toledo, que havia estudado na Itália durante a época de Michelangelo e Rafael.
Em 1527, iniciou-se a obra em sua estrutura monumental, mas só foi terminada em 1957, e inclusive não possuindo telhado até o fim de 1923. De fato, durante vários cursos de sua história, o Palácio foi tão negligenciado que partes do edifício desmoronaram. Junto com o resto de Alhambra, este monumento escapou por um fio de ter sido destruído pelas forças de Napoleão.
Contudo e de alguma forma, o Palácio sobreviveu e tem se mantido como sendo uma das principais obras da Renascença na Espanha. E, no centro dessa enorme estrutura quadrada, o seu pátio modesto circular simbolizando o céu e a terra é tão comovente quanto é exclusivo. É neste pátio, iluminado sob estrelas andaluzas e por luzes de palco abaixo, que serviu como local ao ar livre para as apresentações inesquecíveis das Noites de Alhambra (Nights from the Alhambra).
INTRODUÇÃO DA LOREENA
Se essas pedras pudessem falar… Sendo artistas, sabemos que a química misteriosa e emocionante entre os músicos e a audiência pode tornar qualquer palco parecer como um lugar especial. Sendo assim, foi ainda mais misterioso e sensacional encontrarmos montando os nossos instrumentos bem no coração do Palácio de Alhambra, um local que eu venho sonhado para me apresentar desde a primeira vez que eu andei pelas suas paredes encantadoras. Acredito que a beleza real de Alhambra é o fato de que a mesma guarda os nossos sonhos sobre a eternidade dentro de suas pedras – essa mesma verdade eterna, talvez, que nós artistas esforçamos por obter quando compartilhamos as nossas canções e histórias. Sinto-me honrada em compartilhar as nossas noites em Alhambra e nossa jornada musical, com você. ~ LM